PRF prende homem por transporte ilegal de diamantes da Guiana em Porto Velho

Diamantes apreendidos
Um homem de 59 anos foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última segunda-feira (1º), em Porto Velho (RO). O motivo da prisão foi o transporte ilegal de 76 pedras de diamante, que estavam em seu poder sem nenhuma documentação que comprovasse a origem lícita das pedras. A PRF não informou o valor de mercado estimado do material apreendido.
Conforme relato da PRF, a apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização de rotina. Ao abordar a caminhonete em que o homem, natural de Boa Vista (RR), estava viajando, os policiais localizaram as pedras preciosas. Além dos diamantes, também foi encontrada uma quantia de R$ 14,6 mil em espécie no interior do veículo.
De acordo com as investigações iniciais, os diamantes teriam sido originados da Guiana. Por falta de documentação válida que comprovasse a aquisição legal do material, a posse das pedras foi classificada como crime de usurpação de bem da União. O suspeito foi conduzido à sede da Polícia Federal em Porto Velho para os procedimentos cabíveis.