Rondônia define pauta para ser levada a Brasília no debate nacional voltado a políticas públicas para as mulheres

A etapa estadual antecede a Nacional, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O evento terá a participação das 37 delegadas que serão eleitas nesta quinta-feira para representar Rondônia.
Representando a Seas, a coordenadora de Direitos Humanos da Seas, Ana Carolina Assunção, destacou as políticas públicas adotadas pelo governo estadual com foco no enfrentamento das desigualdades sociais e de modo especial no combate à violência doméstica, com o programa Mulher Protegida, registrando hoje mais de 4 mil mulheres com medida protetiva atendidas com o auxílio financeiro mensal, atualmente de R$ 600, durante um ano. Além do auxílio, a coordenadora lembrou que as beneficiárias também são encaminhadas à rede referenciada para atendimento psicossocial e têm prioridade nas inscrições de programas de qualificação profissional.
Ampliação das Patrulhas Maria da Penha e o aplicativo SOS Mulher Rondônia, lançado oficialmente em junho deste ano, também foram destacadas pela coordenadora como ações que revelam a preocupação do estado para com a mulher. O aplicativo consiste em um botão de emergência virtual, que permite com que a vítima acione rapidamente as forças de segurança em caso de risco iminente. As mulheres com medida protetiva podem fazer o download gratuitamente nas lojas de aplicativos para smartphones Android e iOS .
Além das delegadas eleitas nas etapas municipais, participaram da abertura a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva, representando a ministra Márcia Lopes; e a coordenadora nacional de Direitos Humanos, Dominique Damas, que ministra palestras no decorrer do evento.